segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dicas sobre como escrever sua monografia e artigos

Essa é uma coletânea de vários posts que eu fiz aqui no Blog sobre pesquisa em contabilidade. Falo de contabilidade porque sou contador, mas a maioria dos links abaixo pode ser utilizado por não-contadores interessados em pesquisas.

Esse post é atualizado sempre que eu tiver uma dica nova e serve como um guia para os meus orientandos. Essa é a primeira leitura que eles devem fazer, antes de iniciar o trabalho de conclusão de curso.

Vamos às dicas:

  1. A lógica da escrita científica: parte 1, 2, 3, participação especial4 e 5
  2. Após saber a lógica da escrita, mesmo antes de fechar bem o problema e objetivos, é importante saber como se organizar e organizar o trabalho, de modo a otimizar o tempo;
  3. O principal problema que tenho visto nos alunos é que eles tem uma ideia geral, mas não sabem como transformar isso em uma pesquisa viável, aqui eu tento dar algumas ideias sobre como lapidar as suas próprias ideias. A Professora Edmery também tem boas dicas sobre isso. É preciso também ter foco!
  4. As considerações finais também estão entre os principais problemas. Eu diria que está no Top3. O indivíduo já está morto de cansado, aí ainda tem que fazer essas benditas considerações finais... O que tem que ter nessa última seção do meu artigo?
  5. Antes de enviar seu trabalho ao seu orientador, faça uma autoavaliação de seu trabalho
  6. Leia revisões de literatura, elas te ajudarão muito
  7. Procure novas metodologias, coisas de outras áreas. Apesar da regressão ser legal (veja lá no final o clip "regression is cool"), nós ficamos muito presos a ela. Às vezes acabamos até forçando a barra. Aqui e aqui temos dois exemplos de metodologias diferentes que podemos usar. Elas já foram até muito "forçadas" também, mas podem servir de bons exemplos de coisas além da regressão
  8. Definir ou não definir o tipo de pesquisa: eis a questão - Devemos definir o "tipo" de pesquisa? É importante para o leitor saber que eu fiz uma pesquisa bibliográfica, documental, empírica...? que quanto à abordagem do problema ela foi isso, quanto à metodologia ela foi aquilo etc...
  9. Aprenda a ler em inglês. Ler em inglês é importante porque as principais revistas do mundo publicam artigos apenas em inglês, consequentemente, os melhores artigos estão publicados em inglês (uma língua universal e fácil de se aprender a ler). Principalmente aqueles que querem fazer mestrado, leiam esse post com algumas dicas que eu segui quando estava me preparando para entrar no mestrado. Veja mais sobre isso nesses posts: "prática do inglês contábil na graduação", "dicionário de contabilidade inglês-português" e "dicas para escrever em inglês".
  10. Discuta sobre o seu artigo com o máximo de pessoas quanto for possível. Da época do post que eu falei sobre isso, em maio de 2013, muita coisa mudou. Ainda bem! Estou ajudando na organização do SECICAT e da Convenção de Contabilidade da Paraíba, então tentei implantar algumas dessas ideias no evento. Espero que dê certo!
  11. Participe de projetos de iniciação científica desde o início do curso, mesmo sem bolsa. E não espere por um Professor para que ele faça o projeto. Faça um projeto e procure um Professor para te orientar! No link do post sobre iniciação científica temos um ótimo exemplo. Marcelo participou de projetos de iniciação científica, então quase não teve problemas com sua monografia. P.s.: hoje ele está próximo do término do mestrado e sua monografia foi aprovada para ser publicada, como artigo, na melhor revista de contabilidade do Brasil
  12. Cuidado com a escolha das fontes de referência em sua pesquisa, principalmente quando você leu em um local que tal autor disse aquilo. Às vezes quando vamos no artigo original, ele não disse aquilo realmente!
  13. Cuidado também com plágio e produção de resultados falsos. Além de ser crime, você poderá ter um artigo retratado, o que acabará com sua carreira onde quer que você vá
  14. Sobre a objetividade e a relevância da pesquisa: "em busca da objetividade nos trabalhos científicos", "Ohlson não publicaria seu artigo no Brasil"
  15. Tem hora que você não consegue se concentrar para terminar sua monografia, artigo, dissertação, tese ou seja lá o que for. Clique aqui, você não está sozinho!
  16. Não se sinta um "fracassado" quando aquele membro chato da banca fica falando um monte de coisas sem sentido (às vezes com sentido, mas mesmo assim: destruir é mais fácil que construir). Esse post é uma espécie de livro de autoajuda em formato de blog, e fala sobre o desafio de ser acadêmico
  17. Pense em estudar fora do Brasil
  18. Aqui você pode encontrar alguns materiais básicos de um workshop que eu fiz sobre métodos quantitativos. Veja também esse blog sobre testes estatísticos
  19. Vale a pena usar a abreviatura correta para o título do seu orientador, concorda? O Professor é mestre, senhora, senhorita, manuscrito ou um navio?!
  20. Aqui estão algumas dicas que postei para o blog Métodos Contábeis, de Marcelo Paulo e Thiago Pena;
  21. Cuidado com as citações em lotes;
  22. Concluindo o trabalho, é hora de preparar os slides. Veja aqui como fazer;
  23. Cursos online: "Escrita científica: curso online e gratuito", "motivos comuns pelos quais os artigos são rejeitados", "curso sobre escrita em inglês", "aulas de cálculo e estatística", "métodos quantitativos", "aulas de econometria online", "programação"
  24. Posts divertidos: "os diferentes perfis de doutorandos", "regression is cool (videoclip)" e "Bringin' back the stat (videoclip)";
  25. Vejam esse artigo sobre motivos para a rejeição de artigos em nossa área. Aqui vocês podem ver alguns motivos na EAR;
  26. Como acompanhar as publicações científicas na sua área? Essa é uma tarefa tanto difícil quanto importante, porque você precisa mostrar onde está se diferenciando dos demais trabalhos que já foram feitos. Para isso você precisa ler o que foi feito!
  27. Gostou de pesquisar? Pense em fazer um mestrado. Aqui estão algumas dicas sobre como ingressar no mestrado.

Espero poder ter ajudado alguns de vocês com essas dicas, à medida que eu for postando coisas novas, vou tentar lembrar de atualizar aqui.

 Se gostaram e acharam que o post foi útil, divulguem entre os seus colegas. Sigam-nos no Twitter (@contabilidademq), curtam a nossa FanPage no Facebook (/contabilidademq) e assinem nossa Newsletter (lá em cima, do lado direito do blog tem o espaço para isso - lembre de clicar no email de confirmação). São 3 opções para você escolher sobre como se manter atualizado com relação às nossas postagens.

Caso tenham dúvidas e/ou sugestões, podem nos enviar pelo Twitter, Facebook ou aqui mesmo nos comentários. Eu costumo responder rapidamente.

8 comentários:

  1. Felipe, sempre bom ler e reler suas postagens! :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto das suas postagens, essa será muito útil pra mim. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serei aluna de um colega seu de Doutorado. Na UFERSA Mossoró. E justamente na Disciplina de Projeto de TCC.
      Espero conseguir realizar um bom trabalho. :)

      Excluir
    2. Com certeza irá. O Professor Vinícius é também um dos autores aqui do blog.

      Excluir
  3. Professor, obrigado pelos conselhos. Muito motivador. Sou de longe mas a cada dia mais motivado em 'linkar' métodos quantitativos e Contabilidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...