quarta-feira, 5 de julho de 2017

Renda fixa ou Bolsa? Alguns comentários sobre a matéria do Infomoney

O Infomoney divulgou recentemente alguns dados evidenciando que a "bolsa" tem perdido para a renda fixa. Eu me senti obrigado a compartilhar uma visão complementar ao que foi divulgado no site deles, pela limitação da análise.

Os dados apresentados estão, provavelmente, corretos (apesar de limitados), mas devemos ler as coisas de forma bem crítica:

1) Quem investe (não especula) não pensa em 3 anos. Por que se utilizou 3 anos nesta pesquisa eu não sei...
2) se você está investindo (não especulando), está pensando em longo prazo de verdade. Se está pensando em longo prazo de verdade, a ação não precisa ter altíssima liquidez - porque você não pretende se desfazer dela a cada semana, você compra e espera boa valorização de longo prazo e bons dividendos.
As oportunidades de valorização de verdade estão nas ações com menos liquidez, que ainda não foram descobertas pela massa. Exemplo recente: CSU Cardsystem.
3) Realmente tem sido muito fácil ganhar dinheiro com renda fixa no Brasil. A pergunta é: será que isso será persistente no longo prazo?
4) Quem acha que não dá para ganhar dinheiro com ações no Brasil, procure por Luiz Barsi, no Google (ou veja aqui no próprio Infomoney, ou também aqui no blog). Ele chama os investimentos em renda fixa de "perda fixa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...