Como criar códigos numéricos para identificar empresas em um painel de dados [PARTE 2] - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 23 de janeiro de 2016

Como criar códigos numéricos para identificar empresas em um painel de dados [PARTE 2]

Ontem eu postei aqui que tive um problema com meus dados, porque esqueci de criar os códigos das minhas empresas no painel, então pensei em uma solução rápida para isso, porém também imaginei que no Stata devesse haver uma solução daquela que eu apliquei no Excel e compartilhei com meus amigos do Facebook.

Pausa pedagógica: hoje é o aniversário de 5 anos do blog. Parabéns para nós!

Voltando, algumas pessoas comentaram lá no post do Facebook, a quem agradeço pela ajuda: Lúcio Tozetti (Professor da UnB), Marco Aurélio dos Santos (doutorando da USP), Jorge Scarpin (Professor da UFPR) e Kléber Formiga (doutorando da UFPB).

No final das contas, chegamos ao seguinte script, que faz o que eu fiz no Excel, porém já dentro do Stata (é bem mais eficiente):

** CONFIGURANDO O PAINEL
** Criando a identificação das empresas (id) com base no seu ticker:
encode código, gen (id2)
** Configurando o painel de dados:
xtset id2 ano, yearly


Definições:

"Código" é o ticker das minhas empresas, seu nome de guerra, a exemplo da BBSE3 (BB Seguridade), RADL3 (RaiaDrogasil), ou CIEL3 (Cielo).

"id2" é o nome da "nova" variável que eu criei, para identificar as empresas por um código. Coloquei 2 porque eu já tinha uma "id".

"ano" é a coluna que contém os anos de cada observação minha, 2008, 2009 etc.

"yearly" é porque eu defini meus dados como sendo anuais.

"encode" é o comando para transformar a variável, no meu caso, "código" que é string em uma variável "id", que é "numérica".

"gen" é para gerar a nova variável (também usado como "generate", ou apenas "g").

"xtset" é o comando para especificar seu painel.

Abaixo está o antes e o depois:

Antes
Depois


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate