[Programa Top] Investigação de redes sociais, IPO de PMEs e mais - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

[Programa Top] Investigação de redes sociais, IPO de PMEs e mais

BSM

No segundo dia fui surpreendido por algo que os leitores assíduos já estão acostumados a ver por aqui: utilização de redes sociais para fins diversos (relembre, por exemplo, a regulamentação da divulgação de fatos relevantes pela internet).

http://www.dementia.pt/
 
Na apresentação da BSM fomos informado de algo que era novo para mim: uma das fontes de informação para investigação de alguns reguladores e auto-reguladores é o Facebook. Um exemplo disso foi o Caso da Mundial, onde eles observaram que um investigado era amigo de um outro, no Facebook, possibilitando juntar alguns pontos.

Então, mais uma vez, apresentamos evidências de que a internet (particularmente as redes sociais) devem ter mais atenção dos reguladores e das empresas. Temos muitas informações sendo divulgadas por lá.

Finalizando a apresentação da BSM, foi-nos indicado o filme Too Big to Fail (Grande demais para Quebrar), cujo trailer pode ser assistido aqui.

CVM: ofertas públicas


O representante da CVM fez uma apresentação sobre ofertas públicas. Nada de muita novidade, exceto pelo fato de ter dito que a autarquia e demais envolvidos estão tendo dificuldades no que tange à retirada de itens são obrigatórios em um IPO, para facilitar as pequenas emissões de títulos.

Sobre isso, eu tenho divulgado bastante o Bovespa Mais e conversei com um advogado de uma grande empresa, que participou até pouco atrás de um Conselho na Bolsa. Ele, assim como eu, acha que o Bovespa Mais poderia ser mais divulgado e mais explorado. Continuarei fazendo o meu papel de divulgação, porém os Órgãos responsáveis poderiam efetuar uma força tarefa para mostrar as vantagens da abertura do capital às empresas.

A boa notícia é que o projeto está andando. Resta-nos aguardar.

Outra informação nova é que a CVM está revisando o conceito de investidor qualificado (definido na ICVM 409, artigo 109) . Provavelmente teremos o conceito de Investidor Profissional e Investidor Qualificado, ou algo do tipo, segundo as informações do representante da CVM.

Sexta-feira postarei sobre algumas anotações feitas sobre o terceiro dia do evento.

Quem ainda não leu, segunda-feira eu postei sobre o primeiro dia. Pode ir lá conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate