Malkiel e Mullainathan: debate sobre eficiência de mercado e finanças comportamentais - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Malkiel e Mullainathan: debate sobre eficiência de mercado e finanças comportamentais



Não lembro onde vi essa entrevista, mas acredito que tenha sido no início do ano, quando salvei em PDF e deixei na minha área de trabalho.

Fonte: Random Walkers Rankings
Ontem (dia 25/10/2013, porém vocês estão lendo isso no dia 29/10) a UFPB estava sem internet e todo o meu material de trabalho estava no Dropbox, então tive que arrumar algo para fazer, ou seja: li algumas coisas atrasadas.

Então essa postagem traz apenas alguns pontos interessantes da entrevista (em forma de debate). Estou colocando ela online (o MediaFire está fora do ar, por enquanto comentem aqui colocando o email que eu envio a entrevista) para quem quiser ler na íntegra.

A entrevista foi feita por Bruce Strangle, fundador da empresa de consultoria Analysis Group.



Sobre a previsibilidade dos preços:
O Professor Mullainathan fala sobre a existência de anomalias de mercado e que, baseado nas finanças comportamentais, existe sim a possibilidade de prever os preços das ações. Malkiel, no entanto, não rejeita essa hipótese, porém complementa que não há previsibilidade suficiente para ser útil ao investidor, falando sobre a diferença entre uma relação significante estatisticamente e uma relação significante economicamente.

Outro ponto interessante, apesar de simples foi uma resposta daquelas que funcionam como se fosse um murro na barriga: é por isso que eu sou um random walker, porque depois do fato nós sabemos que os erros são feitos

Isso quer dizer, mais ou menos, que é muito fácil dizer que o mercado não é eficiente e que é possível prever o preço (passado) das ações – o difícil mesmo é prever o futuro!

Em um outro momento Mullainathan enfatiza mais uma vez, com alguns exemplos, que os preços são “fracamente” previsíveis. Malkiel, então, pegou pesado mais uma vez: sim, mas isso é tão fraco que não tem nenhuma utilidade prática, mesmo se você não paga os custos de transação. 

Complementando essa afirmação, Malkiel cita um exemplo de uma possibilidade de arbitragem que ele percebeu. Após informar ao seu corretor sobre a possibilidade, dando a ordem de venda e a de compra, seu corretor informou que vários hedge funds estavam fazendo a mesma coisa, de modo que a possibilidade de arbitragem fosse inviabilizada, ou seja: o mercado se ajustou rapidamente.


Sobre as formas de se investir o seu capital:
Sobre os seus investimentos, Malkiel diz que é mais agressivo do que muitos modelos de alocação poderiam ser, e que boa parte dos seus recursos estão alocados em fundos de índices, porém ele também investe em algumas ações individualmente. 

Contudo, esse investimento em ações individuais não é porque ele acredita que baterá o mercado, é apenas por diversão. Ele faz uma relação quando vai jogar blackjack. Mesmo quando ele joga da maneira “correta”, a casa sempre vai ter uma vantagem, porém se ele passa o dia jogando e perde apenas $ 50... ele se divertiu, então valeu à pena!

No final da entrevista Malkiel diz que tem certeza de que a Hipótese de Mercados Eficientes sobreviverá a mais uma geração acadêmica e que as finanças comportamentais também, pois elas não são mutuamente exclusivas e concordam em alguns pontos como um conselho dado aos investidores: comprem um fundo baseado em índices (elas concordam nisso, segundo os dois professores)!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate