É necessário fazer a divulgação das demonstrações financeiras em jornais? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 19 de abril de 2013

É necessário fazer a divulgação das demonstrações financeiras em jornais?

Desde que eu comecei a estudar contabilidade e soube da obrigatoriedade da divulgação dos relatórios em jornais, passei a me questionar sobre o porquê de as empresas terem que publicar nos jornais.

Ora, vivemos na Era da Internet. Um investidor que não usa a internet não tem como alocar seus recursos de forma minimamente racional. Se para termos informações sobre as empresas e se para comprarmos ou vendermos as ações, nós precisamos de internet, por que a divulgação das informações financeiras tem que ser publicadas, obrigatoriamente, em jornais?

Eu até iniciei a ideia geral para escrever um artigo criticando isso, mas devido aos meus outros projetos acabei deixando de lado, mas sempre que posso eu toco nesse assunto, seja aqui no blog, no facebook ou nas aulas.

Levando em consideração a racionalidade e a eficiência dos gastos da empresa, não faz sentido publicar em jornal . Eu, como acionista, se tivesse a opção, não gostaria de ter as demonstrações publicadas em meio físico, já que o custo é alto (principalmente após a adoção das IFRS - veja aqui um exemplo) e eu tenho a internet e leitores de PDF para ter acesso de forma muito mais rápida e fácil de ler (uso muito o "control + F" para me ajudar nisso).

Além disso, imaginem o custo ambiental que é produzido todo início de ano para a publicação de um monte de páginas que poderiam ser acessadas pela internet? Deve ser bem alto!

Na minha opinião, só quem se beneficia com isso, atualmente, são os jornais, que ganham um dinheirão para publicar as demonstrações financeiras das empresas, com essa legislação totalmente ultrapassada (li na Capital Aberto, uma vez, que em nenhum mercado relevante existe essa obrigatoriedade).

Mas, para nossa alegria, parece que isso está sendo revisto. E espero que os dias de publicação das demonstrações em jornais estejam contados. Por indicação de Renato Gurgel (fez mestrado comigo e sentiu um pouco da minha indignação nas aulas de finanças, com isso) divulgo que "A CVM PODE MUDAR REGRAS PARA A DIVULGAÇÃO DE BALANÇOS" (clique aqui).

Isso afetará, inicialmente, as empresas de menor porte. Acredito que o Bovespa Mais será usado para testar essa nova forma de divulgação. Espero que dê certo e seja aplicado a todas as empresas.

Leia mais sobre o Bovespa Mais aqui no blog: aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate